GALERIA DE VIDRO RECEBE EXPOSIÇÃO “PERCEPÇÃO CRIATIVA” A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA

Publicado em 16/05/2019 Editoria: Prefeitura

Será inaugurada amanhã, a partir das 20 horas, na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural, a exposição  “A percepção Criativa”, do artista e professor Jó Aquino. Na composição de suas obras, Jó se utiliza de várias linguagens e expressões, tais como desenho, pintura, escultura, assemblage, objeto e instalação.

Na interação com o público, as obras expostas exploram temas recorrentes na sociedade contemporânea, tais como o preconceito social e de gênero, a alienação, a mídia e sua sedução. Essa exposição vem acompanhada de desenhos e objetos criados por seus ex-alunos e também conta com a participação do artista e escultor Aldo Torres.

Na peça, intitulada “O homem e seu pescoço ou o homem e seu percurso”, Jó Aquino possibilita ao público atento um momento reflexivo-filosófico em relação ao descarte ilícito do lixo nos espaços urbanos inadequados, principalmente em áreas verdes e nos leitos dos rios.

O material utilizado para construir a obra, por si só é código cognitivo, com a apropriação de objetos descartados pela sociedade (roupas velhas, frascos, lixos eletrônicos e outros) para então compor a estrutura visual da instalação.WP_20190422_17_16_07_Pro (2)

Sobre o artista: Jó Aquino é professor e artista, iniciou sua trajetória na UFMS  (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Artes Visuais. Passou por várias fases de experiências estéticas e inúmeras exposições até o presente momento, em que se apresenta como “professor-artista”, como gosta de mencionar.

Durante mais de 20 anos atuou como professor e como artista, também se dedicando à pesquisa e elaboração de propostas que envolvem o ensino da arte nas escolas públicas estaduais e privadas que lecionou.

“Componho esta exposição com peças autorais, sendo duas esculturas, três intervenções de objetos e três instalações. Terão quase 50 trabalhos de alunos da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul”, explica ele.

Serviço – A abertura da exposição será no dia 17 de maio de 2019, a partir das 20h na Plataforma Cultural, na Galeria de Vidro, localizada na. Av Calógeras, 3141.

› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br