Ponta Porã está engajada na luta pela retomada da ferrovia

Publicado em 05/06/2023 Editoria: Política

Com uma expressiva participação de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade fronteiriça, Ponta Porã recebeu na sexta-feira, 2 de junho, a Audiência Pública para o retorno da utilização dos trilhos Malha Oeste. A audiência foi promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio do Deputado Estadual Pedro Pedrossian Neto, nas dependências da Câmara Municipal de Ponta Porã.

Na oportunidade foram apresentados estudos que comprovam a viabilidade da reativação do trecho Campo Grande-Ponta Porã da antiga Ferrovia Noroeste do Brasil. Autoridades de diversos municípios da região, inclusive do Paraguai, participaram do evento que teve um intenso debate.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, falou da satisfação de abrir as portas do Poder Legislativo para o debate em torno de um assunto de fundamental importância para Ponta Porã. “Estamos, juntamente com todos os vereadores, empenhados em apoiar esta causa. Entendemos que o retorno da ferrovia vai promove rum impacto de grandes proporções, alavancando o desenvolvimento do município”, afirmou.

O Deputado Pedro Pedrossian Neto, coordenou os trabalhos e disse que foram feitas audiências nos municípios beneficiados pelo ramal ferroviário, como Sidrolândia e Maracaju e, Dourados também manifestou interesse em participar. “Entendemos que é plenamente viável a reativação do ramal Campo Grande/Ponta Porã. Vamos lutar por isso e temos o apoio das mais expressivas lideranças desta região”, assegurou.

No final do evento foi divulgada uma Carta da frente dos Prefeitos pelo Ramal Campo Grande/Ponta Porã Ferrovia Malha Oeste, assinada também por representantes da capital. As autoridades informaram que irão até Brasília nos próximos dias (data prevista é 15 de junho) para reivindicar junto à Agência Nacional de Transporte Terrestres a inclusão do ramal na reativação da ferrovia em Mato Grosso do Sul.

Ficou claro também que o movimento encampado pelas autoridades brasileiras tem apoio da classe política e empresarial do Paraguai. Dois governadores (Roberto Abrate, Departamento de Amambay; Zulma Dominguez de Casal, Departamento de Concepción), uma senadora e diversos parlamentares paraguaios participaram do evento realizado na Câmara Municipal de Ponta Porã.

 

› FONTE: www.pontaporaemdia.com.br