Para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, a Prefeitura mobiliza nesta semana – de hoje (30) até sexta-feira (2) – servidores e líderes comunitários para participar da ação “Comunitário Sangue Bom”, no Hemosul. A iniciativa, que neste primeiro dia atraiu cerca de 50 voluntários, faz parte do calendário das comemorações dos 123 anos de Campo Grande.
Emocionado, o líder comunitário do Bairro Moreninha III, Valdeci de Oliveira participou da ação. “Estou feliz por fazer parte desta campanha. Acredito que todos devem fazer parte desta iniciativa”, comentou.
A mobilização é realizada pela Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc). A coordenadora do movimento, Roselaine Pleutin, disse que a expectativa é atrair mais de 100 pessoas. “Nos explicaram que, a cada bolsa de sangue, 4 pessoas podem ser ajudadas. Com essa quantidade de doadores, queremos beneficiar ao menos 600 pessoas”, pontuou.
O Hemosul recebe diariamente doadores para aumentar o estoque de sangue. Para isso, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que acima dos 60 só poderá se já tiver feito alguma doação.
Interessados precisam pesar, no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde, descansado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h, ter se alimentado da maneira correta, além de levar documento com foto. Após preencher todos esses requisitos, o mesmo precisa estar munido de documento com foto.
“Doar sangue faz parte da vida das pessoas, provocar o ser humano o desejo e a vontade de salvar vidas, e com isso resolvemos fazer esta campanha para influenciar servidores e líderes comunitários, que têm o poder de promover ações em suas comunidades, a provocarem nos moradores de suas regiões o desejo de se unirem nesta iniciativa para salvar vidas”, ponderou o subsecretário da Suasc, Chiquinho Telles.
Serviço
“Comunitário Sangue Bom” – até a próxima sexta-feira (02.09)
Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304 – Bairro Centro
Horário: Segunda a sexta, das 07h às 17:00; sábado das 7h às 12h.
› FONTE: PMCG