PROJETO CULTURAL INCENTIVA AUTONOMIA E CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS DE UNIDADE DE ACOLHIMENTO DA SAS

Publicado em 08/07/2022 Editoria: Assistência Social

A Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (UAICA II) recebeu nesta sexta-feira (08), o grupo teatral “Fulano di Tal”, que desenvolveu com as crianças dinâmicas com foco em brincadeiras e exercícios corporais com o objetivo incentivar a autoconfiança, autonomia e liberdade de expressão.

A trupe teatral atua em parceria com o grupo Komedi, de São Paulo, que desenvolve projetos culturais pelo país junto à Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. A proposta do projeto é estimular a imaginação da criança, explorando o universo dos contos.

A coordenadora da UAICA II, Fernanda Moreira afirma que o projeto tem a proposta de difundir as atividades lúdicas e pedagógicas promovendo a importância de aprender com alegria. “A proposta metodológica é trabalhar para favorecer a oralidade e a expressão corporal através do momento lúdico, pois enquanto se divertem, as crianças se conhecem e descobrem o mundo”, ressaltou.

Os diretores e produtores do grupo teatral, Marcelo Leite e Edner Gustavo, afirmam que é de grande valia desenvolver trabalhos como estes. “É gratificante para nós, usamos o nosso conhecimento e nossa metodologia para oferecer educação, expressão corporal, cultura, além de muitas brincadeiras e diversão”, apontou Marcelo.

Além dos acolhidos da UAICA II, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Convivência Itamaracá também participaram da apresentação dos atores.

O secretário municipal de Assistência Social (SAS), José Mário Antunes, marcou presença na unidade junto com a superintendente da Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister e falaram sobre a iniciativa. “A ação proporciona evolução para as crianças, pois, uma das formas dos educadores desenvolverem o processo de ensino é através do brincar, poder cultivar o imaginário e suas próprias percepções”, afirmou a superintendente.

A equipe técnica da unidade recebeu orientações do grupo para continuar desenvolvendo as dinâmicas e brincadeiras.

Acolhimento

As UAICA’s desenvolvem projetos sociais pensando em transformar histórias e proporcionar qualidade de vida para as crianças. No ano passado, na UAICA II, foi desenvolvido o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, também do grupo Komedi, com o patrocínio do Grupo Pereira, que agrega a Rede Comper e Fort Atacadista, responsável pelas doações do material cultural utilizado.

O projeto “Armarinho” continua sendo executado com a proposta de difundir a leitura e promover atividades lúdicas e pedagógicas. As crianças receberam livros, brinquedos, jogos e figurinos inspirados em personagens de histórias infantis.  Os materiais são utilizados pelos educadores da unidade na preparação de atividades e pelas crianças em apresentações teatrais e rodas de leituras.

As UAICA’s têm como finalidade oferecer acolhimento provisório para crianças e adolescentes com faixas etárias de quatro a doze anos, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, que se encontram sob ameaça ou violação de direitos e estão aguardando a reintegração em família de origem ou substituta.

› FONTE: PMCG