A partir desta quinta-feira (16), a Capital passa a contar com um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) com capacidade de 400 atendimentos por mês nas mais diversas especialidades. A unidade funcionará no Cotolengo Sul-Mato-Grossense e é fruto de convênio entre a instituição, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado e Governo Federal.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da unidade para o atendimento da população e elogiou o trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos.
“Sabemos que aqui existem pessoas vocacionadas em servir e ajudar ao próximo e que desempenham essa missão com louvor. E certamente esta unidade será fundamental para acolher com mais celeridade e qualidade as pessoas que estão aguardando por atendimento. É um ganho significativo para a saúde da nossa cidade e de todo o Estado”, disse.
A unidade deve absorver a demanda por atendimentos médicos, psicológicos, em fonoaudiológia, terapia ocupacional, ortopedia, entre outras áreas, não só da Capital, mas de outros 33 municípios da macrorregião de Campo Grande. O encaminhamento será feito via Sistema de Regulação (Sisreg).
Fundada em 20 de Julho de 1996 em Campo Grande, o Cotolengo Sul-Mato-Grossense atende crianças com paralisia cerebral grave vindas de famílias carentes. Atualmente, pouco mais de 150 meninos e meninas com idades até 22 anos recebem atendimentos específicos como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, assistente social entre outros voltados para proporcionar conforto e qualidade de vida aos pequenos.
Homenagem
Durante a inauguração da unidade foi feita uma homenagem ao médico Virgílio Gonçalves de Souza Júnio, falecido em abril deste ano. Ele contribuiu por muitos anos com o Cotolengo Sul-Mato-Grossense.
› FONTE: PMCG