Estão abertas as inscrições do dia 21 a 22 de setembro, do edital de número 11, do processo seletivo simplificado para contratação de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa, nas escolas da Rede Municipal de Ensino/REME.
O edital tem por objetivo a fixação dos requisitos, normas e procedimentos para selecionar profissionais para integrarem o cadastro de reserva referente às vagas oferecidas pela REME. Somente poderão se inscrever no presente processo profissionais sem vínculo efetivo com a Rede, no período em que for atuar.
O profissional designado para a função de tradutor e intérprete oferecerá, em caráter complementar e suplementar ao currículo, apoio pedagógico especializado, por meio de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos com surdez, público-alvo de atuação desse profissional, matriculados em classes de ensino comum das escolas.
Entre as atribuições do intérprete, estão: acompanhar os alunos com surdez, na sala de aula e nos espaços físicos das unidades de ensino, com vistas a viabilizar-lhes o acesso aos conhecimentos, aos conteúdos curriculares, sob a orientação do professor regente, por meio da adequação das atividades didático-pedagógicas, assegurando-lhes o direito linguístico, além da disponibilização de recursos de acessibilidade ao público que atender no período de trabalho.
O intérprete também terá que promover a interação e a integração do aluno, na sala de aula, nos diferentes espaços da unidade de ensino e em eventos externos promovidos pela escola e pela Divisão de Educação Especial/DEE/SEMED, quando lhe for solicitada a presença; organizar as estratégias e os recursos para a elaboração do Plano Educacional Individualizado, conforme Lei n. 13.146/2015, com base no planejamento do professor regente, em consonância ao referencial curricular previsto para o ano letivo do aluno, em conjunto e de acordo com orientação do professor regente.
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o link disponível no endereço eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/semed, preencher a ficha de inscrição e anexar os documentos digitalizados, em formato PDF, arquivo com, no máximo, 10 mb, frente e verso, quando necessário.
Para os interessados em participar do Processo, outras informações podem ser obtidas por meio do acesso ao endereço eletrônico do portal da Prefeitura, www.pmcg.gov.ms.br, e clicar no link do Diário Oficial.
› FONTE: PMCG