CIRCULANDO POR SEIS BAIRROS, FUMACÊ É ARMA QUE AUXILIA NO COMBATE AO AEDES

Publicado em 29/07/2021 Editoria: Saúde

Nesta quinta-feira (29), o serviço de borrifação ultra baixo-volume (UBV), conhecido popularmente por Fumacê, irá circular por seis bairros de Campo Grande. Ele é uma das armas utilizadas pela prefeitura no combate ao Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chykungunya, e estará no Alves Pereira, Portal Caiobá, Jardim Centenário, Noroeste, Vila Popular e Universitário. 

Haverá um carro da coordenadoria de controle de endemias vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), equipado com uma bomba que faz a dispersão do veneno em cada um dos bairros. Os veículos seguirão trajetos previamente estipulados. 

Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos. 

Os veículos começarão a fazer a borrifação às 16h, e seguirão até 22h, já tendo um cronograma previamente estabelecido. Em caso de chuva ou fortes ventos na região em que as equipes estão programadas a passar, não será possível executar o serviço. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário das equipes: 

 

› FONTE: PMCG