Desde o dia 20 de abril, a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), tornou público um canal virtual para que sugestões possam ser feitas sobre o orçamento público municipal. O sistema de votação on-line foi pensado em virtude da pandemia causada pela Covid-19, e tem como foco estimular a população campo-grandense a indicar as melhorias que gostariam de ver acontecendo na sua região, com o orçamento para o próximo ano.
Ao todo, o site oferece 33 opções de indicações, como: Academia ao ar livre, Assistência Social (Centro de Convivência de Idosos), Pavimentação Asfáltica, Posto de Saúde – Construção, Saneamento Básico – Esgoto, entre outros. Depois dessa consulta, os Conselheiros Regionais (membros dos 7 Conselhos das Regiões Urbanas de Campo Grande) embasados pela participação da população, votam as principais prioridades de cada região urbana e o resultado da votação é encaminhada aos órgãos competentes para análise.
Para João Tomas Neto, diretor de Gestão Democrática da Planurb, a votação pelo site vem para dinamizar processos internos e, automaticamente, demonstra a preocupação da Secretaria em atender sempre, da melhor forma possível, a população. “Queremos ouvir a comunidade e atingir o maior número de pessoas para atender as propostas de desenvolvimento e melhorias de cada região e dar direcionamento no subsídio ao orçamento municipal de 2022”, afirma Neto.
A Secretaria Municipal de Gestão (Seges) apoia a ação e divulga aos servidores a importância de efetivamente participar desta ação, tendo em vista que os servidores também são munícipes. “O orçamento comunitário participativo existe para que tenhamos um processo de consistência e que se possa atender todas as comunidades da nossa capital. Uma grande iniciativa que precisa ser de conhecimento de todos” pontua o secretário de Gestão, Agenor Mattiello.
Votação pela internet passo a passo
A votação já está aberta desde o dia 20 de abril e segue disponível até 20 de junho de 2021.
› FONTE: PMCG