COM AÇÕES REMOTAS E ABORDAGENS, UNIDADES DA SAS CONSCIENTIZAM SOBRE O COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Publicado em 18/05/2021 Editoria: Assistência Social

Unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizaram, durante a manhã desta terça-feira (18), diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  As atividades fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, e têm como objetivo mobilizar a comunidade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de incentivar as denúncias de casos suspeitos por meio do Disk 100.

No Centro de Referências de Assistência Social (Cras) Zé Pereira, a equipe técnica e educadores sociais realizaram uma panfletagem educativa, abordando as pessoas que buscavam atendimento na unidade. Na área externa do Cras foram colocados banners e flores de papel, símbolo da campanha, que eram entregues junto com folders informativos aos usuários.

Devido à pandemia, todos os cuidados de biossegurança foram tomados pelas equipes, que realizaram a panfletagem de forma individual, evitando aglomerações, além de utilizarem máscaras e álcool em gel.

No Cras Zé Pereira, os profissionais ainda vestiram aventais alusivos à data. Para as crianças na faixa etária de seis a 15 anos, integrantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na modalidade remota, foram enviados os vídeos educativos “Nisso e Naquilo” e “Não Me Toca, Seu Boboca”, baseados no livro da escritora Andreia Taubman, vencedora do prêmio Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Segundo a coordenadora do Cras, Rita Elaine Monteiro Andrade Bitencourt, as atividades direcionadas às crianças são um canal mais ágil para conscientizar as famílias. “Elas mostram aos pais os vídeos e falam o que aprenderam nos momentos de conversas”, ressaltou. No momento o Cras atende, na modalidade remota,  15 crianças por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As crianças também receberam um kit para montar sua própria flor, símbolo da campanha para serem exibidas em um mural.

Desde o início da pandemia, as ações virtuais fazem parte da rotina das crianças e adolescentes que são atendidas pelos grupos de SCFV, que utilizam canais digitais e grupos de WhatsApp para distribuir atividades. O modelo tem sido referência para outros municípios do interior e estados do país.

Já nos nos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Capital, as equipes também mobilizaram os usuários de suas regiões entregando panfletos em frente às unidades e esclarecendo dúvidas durante as visitas de rotina, realizadas na manhã desta terça-feira.

Os técnicos explicaram sobre a importância da campanha e ressaltaram os canais de denúncias. Nos Creas são oferecidos serviços que têm o objetivo de acolher, orientar e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

A coordenadora do Creas Norte, localizado no bairro Monte Castelo, Mikaeli Marcondes Bernardo da Silva, acredita que ter um dia específico de orientações sobre a temática do abuso sexual infantil é necessário para reafirmar o trabalho desenvolvido durante o ano. “É aquele momento em que podemos conversar com as famílias, orientando de forma mais detalhada como proceder em casos suspeitos”, disse.

› FONTE: PMCG