Parceria Público-Privada da Sanesul é destaque na Revista Sanear

Publicado em 05/11/2020 Editoria: Geral

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) foi destaque na Revista Sanear, editada pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), que representa as Companhias Estaduais de Saneamento Básico.

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do esgotamento, leilão recentemente concluído tendo como vencedora a empresa Aegea Saneamento e Participações S.A., foi tema da reportagem.

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., falou sobre os desafios do saneamento no Estado, e detalhou o projeto que vai elevar Mato Grosso do Sul ao nível mais alto de cobertura, a universalização do esgotamento sanitário.

A parceira vai promover obras nas 128 localidades onde a companhia opera, levará redes de coleta e tratamento dos resíduos para todos os endereços. Levando em consideração que a empresa já tem o fornecimento de água tratada universalizado para toda essa população, com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário em 100%, MS poderá se tornar o primeiro Estado brasileiro a ter os dois serviços universalizados.

Walter Carneiro Jr. destacou a boa fase da empresa, e a sustentabilidade como ponto forte neste momento.  “Vivemos um cenário bastante positivo na Sanesul, com muitos investimentos assegurados para obras de ampliação da rede de água e de esgoto nos municípios atendidos, com uma operação eficiente e total cobertura no fornecimento de água tratada. Com a chegada da PPP, o objetivo é antecipar investimentos para garantir a universalização, melhorando a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. Estamos caminhando de forma estruturada para consolidar o projeto comandado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que será o primeiro Estado do país a garantir ao cidadão a universalização do saneamento”,

O Pregão Eletrônico atraiu quatro grandes consórcios de empresas especializadas. A Aegea Saneamento e Participações S.A. venceu o pregão com a oferta tarifária de R$ 1,36 (m³). Um deságio de 38,46%, em relação ao preço inicialmente fixado pelo edital, de R$ 2,21 (m³).

Leia a matéria sobre isso aqui: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/aegea-vence-licitacao-e-e-a-nova-parceira-da-sanesul

A edição da Revista Sanear pode ser lida neste link - https://aesbe.org.br/wp-content/uploads/2020/11/Revista-Sanear-Edi%C3%A7%C3%A3o-N%C2%BA-36.pdf

› FONTE: Portal do MS