O Procon Campo Grande, replica pesquisa e divulga os preços do álcool em gel e máscaras. A pesquisa foi realizada hoje – (18/3), em 30 estabelecimentos comerciais, dentre eles: 14 farmácias e drogarias, 9 farmácias de manipulação, três lojas de cosméticos e quatro supermercados, nesta Capital.
Obteve-se o menor preço de R$ 6,00 no produto álcool em gel de 30g – manipulado e o maior preço de R$ 30,00 no álcool em gel de 250g – manipulado.
O álcool em gel é bastante utilizado, ele é apontado pelas autoridades sanitárias do Brasil e dos EUA como alternativa à lavagem das mãos, apenas para momentos em que não houver água e sabonete. Além disso, o álcool puro não se mostra tão eficaz como antibacteriano. Por isso, recomenda-se uma solução que contenha entre 60% e 95% de álcool, a que é normalmente vendida nas farmácias e supermercados.
Entretanto o surto do coronavírus tem provocado o aumento da procura pelo álcool em gel e as máscaras, dois itens praticamente esgotados nas farmácias, supermercados e loja de cosméticos.
Vale também deixar aqui as principais maneiras de prevenção das doenças infecciosas:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por, pelo menos, 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Orientamos que os consumidores utilizem a planilha com os preços e façam pesquisas antes da compra. Pois, vários produtos pesquisados já estão em falta nos estabelecimentos comerciais.
Setor Assessoria Educacional de Projetos e Pesquisa, profissionais responsáveis: Carlos Alberto Rena Júnior, Sabah Mouniergi, Sueli Lima Petrovitch e Welington Batista Bandeira dos Santos.
Procon Campo Grande, o seu Procon, trabalhando por todos!!
› FONTE: PMCG