NOVA PLATAFORMA DE MATRÍCULAS FACILITA A VIDA DOS PAIS E REDUZ EM 75% O ATENDIMENTO PRESENCIAL

Publicado em 29/01/2020 Editoria: Prefeitura

Em apenas uma semana de operac&807;a&771;o, a “Matri&769;cula On-line”, nova plataforma do sistema de matri&769;cula da Rede Municipal de Ensino (Reme), desenvolvida pela Age&770;ncia Municipal de Tecnologia da Informac&807;a&771;o e Inovac&807;a&771;o (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Educac&807;a&771;o (Semed), proporcionou a reduc&807;a&771;o de 75% nos atendimentos presenciais em relac&807;a&771;o ao mesmo peri&769;odo do ano passado, o que corresponde a 6.802 solicitac&807;o&771;es feitas via web.

Ao todo, nesta primeira semana, foram realizados apenas 2.328 atendimentos presenciais na Semed, o que evitou filas dos pais que perderam os prazos da matri&769;cula.
Para se ter uma ideia da agilidade do novo sistema, apenas nos dois primeiros dias de implantac&807;a&771;o os atendimentos virtuais cresceram 107%. O aumento no nu&769;mero de operac&807;o&771;es via web, segundo a chefe da Central de Matri&769;culas, Adriana Cedra&771;o, e&769; devido a facilidade de acesso ao novo sistema web, que esta&769; muito mais completo e intuitivo, agilizando as solicitac&807;o&771;es.

“A nova plataforma e&769; um divisor de a&769;guas no acesso da populac&807;a&771;o aos servic&807;os oferecidos pela Semed porque, passados todos os prazos, o responsa&769;vel tinha que comparecer pessoalmente a&768; Central de Matri&769;culas para disputar as vagas remanescentes, causando superlotac&807;a&771;o na Semed. Com a nova plataforma, e&769; possi&769;vel realizar pela internet qualquer solicitac&807;a&771;o durante todo o ano letivo”, disse Adriana Cedra&771;o.

Ale&769;m disso, e&769; possi&769;vel consultar de forma on-line o andamento e resultado da solicitac&807;a&771;o, que na&771;o demora mais de 15 minutos para ser verificado ou em ate&769; dois dias em regio&771;es de muita procura de vagas. O novo layout do site e&769; um dos fatores responsa&769;veis pela agilidade nas consultas.

“Queremos que a tecnologia aproxime a população e o governo municipal, que o cidadão acesse os principais serviços oferecidos pela Prefeitura pelo celular e de onde ele estiver”, explica Paulo Fernando Garcia Cardoso, diretor-presidente da Agetec, enfatizando ainda que “essa gestão entrega ferramentas tecnológicas que ajudam a solucionar problemas antigos como as filas quilométricas e a demora no atendimento”.

Para a coordenadora de sistemas da Agetec, Kellry de Moura, responsável pelo projeto Matricula On-line, o desafio foi o de sistematizar o processo das matrículas, que era 100% presencial e extensivo, pois demandava, entre outras funções, o deslocamento dos pais na Central de Matrículas e escolas com longas filas de espera. Um processo totalmente manual e desgastante para pais e servidores municipais.

“A entrega desse sistema totalmente intuitivo e de fácil alcance para a população de Campo Grande, além de satisfatório, nos remete que, sem dúvida, a gestão tem um olhar inovador e tecnológico em prol de facilitar o acesso aos serviços essenciais ao munícipe”.

Para os pais que tiverem du&769;vidas e desejarem buscar atendimento na Semed, os mais de 50 te&769;cnicos da Central de Matri&769;culas, ale&769;m dos te&769;cnicos da Agetec permanecera&771;o no Centro de Formac&807;a&771;o da Semed até o dia 31 de janeiro auxiliando a populac&807;a&771;o por meio dos quatro totens instalados na recepc&807;a&771;o e dos 55 computadores destinados a solicitac&807;a&771;o de vagas, transfere&770;ncias de alunos de unidades e demais consultas referentes ao processo de matri&769;culas.

› FONTE: PMCG