E-SUS AB: 40% DAS UNIDADES PASSAM A CONTAR COM SISTEMA MAIS EFICIENTE PARA CONTROLE DE INFORMAÇÃO

Publicado em 23/12/2019 Editoria: Saúde

29 das 71 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e UBSFs) de Campo Grande já contam com um sistema mais eficiente  para o controle de informações sobre o paciente. O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Básica (AB) em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

A implantação do sistema vem sendo feita de forma gradativa há vários anos no município, porém no último semestre deste ano os trabalhos foram intensificados através de uma parceria entre diversas superintendências e coordenadorias da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) que atuaram de forma colaborativa e simultânea desde a capacitação dos servidores das unidades contempladas a execução das ferramentas.

O uso do sistema na  Clínica da Família Dra. Márcia Guedes de Sá, no bairro Nova Lima, foi citado recentemente pelo Portal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) como referência na ampliação do acesso com uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).   Lá a implantação do PEC teve início em agosto de 2018.

A estratégia e-SUS AB faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema ùnico de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da AB e na qualificação do cuidado dos usuários.

Esse modelo nacional de gestão da informação na AB é definido a partir de diretrizes e requisitos essenciais que orientam e organizam o processo de reestruturação desse sistema de informação, instituindo-se o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), por meio da Portaria GM/MS Nº 1.412, de 10 de julho de 2013, e a Estratégia e-SUS AB para sua operacionalização.

O Prontuário Eletrônico permite que os dados dos usuários sejam registrados diretamente no computador, acabando com o uso de fichas de papel. A gestão consegue acompanhar tudo a distância, sabendo quem é o medico que atende e o que não atende.

O prontuário eletrônico melhora o atendimento e a supervisão, pois gera tanto informação de produção como produz estatísticas de saúde pública, o que orienta a elaboração de políticas públicas com conhecimento específico em cada município.

Como funciona ?

Sistema e-SUS AB, composto por dois softwares para coleta dos dados:

&9675; Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS), sistema de transição/contingência, que apoia o processo de coleta de dados por meio de fichas e um sistema de digitação;

&9675; Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), sistema com prontuário eletrônico, que tem como principal objetivo apoiar o processo de informatização das UBS.

O Sistema e-SUS AB com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um sistema de software que auxilia nas ações de: gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde; organização da agenda e processo de trabalho; registro e organização, em formato de prontuário eletrônico, para os profissionais de saúde; registro e organização, em formato de Coleta de Dados Simplificada (módulo CDS), por meio de fichas e processo de digitação destas; monitoramento e avaliação das ações de saúde no território; entre outras.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (Esus/PEC) está sendo implantado gradativamente no município. O município já utilizava uma parte do sistema Esus e realizava registros no CDS (Esus/CDS) além do registro em sistema próprio (Hygia).  Já as unidades com PEC Implantado, realizam seus registros apenas no PEC.

Unidades com e-SUS/PEC implementadas:

1)SH CF Nova Lima

2)SH CF Iracy Coelho

3)SH CF Portal Caioba

4)SH UBSF Estrela Dalva

5)SH UBSF Parque do Sol

6)SH UBSF Botafogo

7)SH UBSF Serradinho

8)SH UBSF Batistão

9)SH UBSF Tarumã

10)SH UBSF São Conrado

11)SH UBSF Aero Rancho IV

12)SH UBSF Jardim Antártica

13)SH UBSF Mário Covas

14)SH UBSF Macaúbas

15)SH UBSF Paulo Coelho

16)SH UBSF Vila Nasser

17)SH UBSF Albino Coimbra

18)SH UBSF Jardim Noroeste

19)SH UBSF Jardim Itamaracá

20)SH UBSF MAPE

21)SH UBSF São Francisco

22)SH UBSF Vida Nova

23)SH UBSF Mata do Jacinto

24)SH UBSF Nova Bahia

25)SH UBSF Azaleia

26)UBSF Dom Antonio

27)UBSF Oliveira II

28)UBS Dona Neta

29)UBS Estrela do Sul

Siglas:  SH : Saúde na Hora /  CF: Clínica da Família

› FONTE: PMCG