ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS VILHALVA CRISTALDO GANHAM PARQUE DO PROJETO ARTE COM PNEUS

Publicado em 30/08/2019 Editoria: Educação

Com o projeto “Arte com Pneus”, que iniciou em 2017, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Agência do Sistema Penitenciário (Agepen) a escola municipal Carlos Vilhalva  passou a contar com o parque de pneus reutilizados que foi entregue nesta sexta-feira (30). Esse já é o 15º parque implantado na Rede Municipal de Ensino (Reme) com o projeto.

O Arte com Pneus tem como objetivo oferecer mais opções de recreação e aprendizado aos alunos. As peças são utilizadas para incrementar o conteúdo pedagógico das unidades, além de minimizar o impacto ambiental.

Ao todo, 35 internos participaram da produção de montagem das peças.

A escola fica localizada no bairro Jardim Aeroporto, região do Imbirussu e possui 1.300 alunos.

parquinho_1Parque

O parque tem dois triciclos, três quadriciclos, quatro balanços de árvore, um escalador, uma centopéia e um labirinto e será utilizado pelas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.

A intenção do projeto é servir a sociedade e minimizar o impacto ambiental e dialogar com os profissionais envolvidos no pedagógico, mostrando como se trabalhar com pneus, obtendo um espaço de lazer para as crianças, cultivando hortaliças, de flores e de diversos brinquedos da educação infantil através da reciclagem consciente.

Em suas ações o projeto visa envolver as crianças, professores, funcionários, pais e comunidade presidiária nas questões ambientais, trabalhando a interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas.

parquinho_4Outras ações do projeto oferecem ainda o trabalho coletivo com os alunos, incentivando a participação cidadã na defesa do meio ambiente local, por toda a comunidade das unidades escolares municipais de ensino, com enfoque na melhoria da qualidade de vida, recreação e embelezamento do ambiente infantil.

Ferramenta de recreação e educação

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou a importância da parceria com a Agepen e a relevância pedagógica que os brinquedos proporcionam. “Existe todo um trabalho paralelo a esse projeto. Ano passado estivemos na penitenciária para mostrar aos detentos o resultado final de cada parquinho e foi muito gratificante ver a satisfação deles em colaborar. Estamos proporcionando mais uma ferramenta de recreação, mas que também vai dar um importante suporte ao pedagógico”, afirmou.

Representando o prefeito Marquinhos Trad, o chefe de gabinete Alex Gonçalves, lembrou que a parceria está levando para a comunidade vários parquinhos permitindo a união do lazer e do aprendizado.

parquinho_3O chefe da divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac), Marcos Lopes, comentou a alegria das crianças de ver um sonho realizado. “Para a implantação dos parquinhos houve a colaboração de muitas pessoas  e do trabalho feito pelos detentos”,  pontuou. Da mesma opinião, a diretora da escola,  Rosa Maria Rodrigues, destacou o esforço de todos os envolvidos. “Fomos atendidos com o parquinho e isso nos deixou muito felizes”, ressaltou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Isaque Sebastião comentou que a comunidade aprova muito o trabalho já desenvolvido na escola e o parquinho vem para acrescentar na qualidade do ensino.

O diretor da Agepen, Audi de Oliveira Chaves, destacou que cada entrega é uma emoção diferente ao ver o quanto podemos fazer pela sociedade, pelas crianças e também pelos detentos que podem ver o quanto estão contribuindo com a sociedade”.

parquinho_5

Para o aluno  do 4º ano, Vinicius da Silva Alves, 9 anos, o parquinho vai trazer muitos momentos de lazer. “Gostei dos brinquedos, ainda mais da centopeia e do balanço. Todos nós estávamos esperando há muito tempo esse parquinho”, comemorou.

› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br