Os organizadores da 7ª edição do Wildfire, principal evento na área de incêndios florestais mundial, se reuniram com o Secretário Jaime Verruck, na Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) , nesta semana para tratar dos detalhes do evento que irá trazer para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 28 de outubro, o que há de mais moderno para o setor.
No espaço do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, 19 empresas, vindas de seis países diferentes, exibirão produtos com tecnologia e inovação, e mais de 350 trabalhos serão submetidos, sendo 120 apresentações orais.
Segundo o Coordenador do PrevFogo, Gabriel Zacharias, a ideia é congregar pesquisadores, gestores, brigadistas, bombeiros civis e militares para discutir o que aconteceu e quais são os futuros da área florestal no País. “Discutiremos sobre como podemos agregar isso a área de meio ambiente, como a gente pode agregar isso a área produtiva, para que todos possamos produzir de uma melhor maneira, para que todos possamos viver num ambiente mais saudável, e identificar quais as perspectivas de pesquisa que a gente pode ter nos próximos anos, para que a gente possa cada vez mais saber lidar com o fogo, que é uma realidade que se enfrenta em todo o Brasil e em especial a gente tem aqui no Mato Grosso do Sul, no Cerrado e no Pantanal, que são biomas que a gente precisa trabalhar a questão dos incêndios florestais, pra que a gente possa avançar ainda mais na questão”, complementou.
O Secretário Jaime destacou a importância da união de forças do Governo do Estado, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama para realização do evento no Estado. “Queremos mostrar o que nós temos no Brasil, a nossa diversidade, o que nós temos de boas práticas, o que nós temos de inovação”. Observou, lembrando ainda que as inscrições estão abertas no site oficial do evento, https://www.ibama.gov.br/wildfire2019.
Wildfire
A Conferência promove cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo. O evento também abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias, produtos e métodos para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.
Um dos principais objetivos da Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire) é a troca de conhecimentos entre profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais.
Participam do evento gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas. Entre as atividades da Conferência estão o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades e ecossistemas em diversas regiões do mundo.
› FONTE: Portal do MS