O Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, atraiu um público diversificado com a presença de adultos, da criançada e de idosos, além de esportistas e turistas do interior do Estado e de fora do país que, de 13 a 15 de junho, curtiram shows e os espetáculos promovidos pelas quadrilhas e saborearam as delícias gastronômicas juninas vendidas pelas mais de 30 barracas de associações filantrópicas. Outra importante atração foi a exposição e comercialização de artesanato regional.
Quadrilha
A quadrilha do projeto Rede Solidária foi a grande vencedora do concurso, seguida pelas quadrilhas Explosão Aquícola e Companhia Sai de Baixo. Em sua segunda participação no Arraial de Santo Antônio de Campo Grande foi com o tema “Amor Pantaneiro” que o Rede Solidária levou o primeiro lugar. De acordo com os jurados Marcia Marinho, Renata Leoni, Ciro de Oliveira, Maria Auxiliadora Bichara e Mari Sanchez a quadrilha teve pontuação de 49,5.
A coordenadora executiva do Programa Rede Solidária, Marta Helena Ferreira, comemora a primeira colocação destacando que a quadrilha do Rede apostou na irreverência. “A tradição do casamento caipira é o noivo fugindo por ser obrigado a casar. Nós fizemos a noiva fujona. Na hora do casamento ela foge e vai passear por Campo Grande conhecer a cidade e o noivo vai atrás dela nos pontos turísticos como Lago do Amor, Feira Central, Afonso Pena, para tentar reconquistá-la. Nossa apresentação faz uma homenagem à Cidade Morena e ao amor”, explicou.
Pedal
Pela primeira vez a festança promoveu uma ação visando o turismo e o esporte em parceria com a Associação FireBikers Team, o Pedal do Arraial de Santo Antônio. Com mais de 50 ciclistas, a iniciativa pretende se tornar fixa no evento.
“Foi uma iniciativa importante da Sectur. Fizemos um pedal pela cidade, com carros de apoio e batedores e foi um sucesso”, disse o vice-presidente da Associação, Joilson de Paula. O evento contou até com concurso de fantasias entre os ciclistas.
Para a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, o saldo dos três dias de festa junina foi muito positivo. “Foi um grande sucesso de público e as associações filantrópicas do terceiro setor comemoraram as vendas nos três dias, a ponto de venderem tudo o que levaram”, comentou
Melissa lembra ainda da visita de turistas estrangeiros ao Arraial destacando a alegria de uma artesã que vendeu seus produtos a uma turista argentina. “O que demonstra que a festa conseguiu integrar a cultura com o turismo”, sinalizou.
Para a secretária foi incrível ver a energia do público nos três dias e a presença de famílias inteiras que foram conferir o Arraial vibrando com tudo e com os shows musicais.
A organização do tradicional Arraial ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), com o apoio do Governo do Estado.
› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br