As metas e estratégias adotadas para o cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME) foram apresentadas aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta quarta-feira (5) durante o evento “Precisamos falar do PME”. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho da Semed.
Organizado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME, o encontro atendeu às ações propostas pela Semana de Ação Mundial do Plano Nacional de Educação que acontece em mais de 100 países até o dia 9 de junho, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação.
Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou a importância de realizar uma reflexão sobre o Plano Municipal de Educação. “Muitas ações foram cumpridas, mas o importante é que todas as iniciativas estão encaminhadas graças ao empenho da nossa equipe técnica”, disse.
Todos os grupos de trabalho envolvidos no cumprimento das metas apresentaram relatório para superintendentes, chefias e técnicos da Semed. Entre as principais metas já cumpridas está a realização de eleições diretas para diretores de escolas, que aconteceu em novembro do ano passado, cumprindo a meta 19 do PME, que assegura a implantação da gestão democrática na Reme.
Avanços
No Ensino Fundamental, o relatório aponta diversos pontos positivos, entre eles, que a gestão realizou diversas ações para ampliar a oferta de vagas, como ampliação de unidades, reordenamento de vagas, divulgação de período de matrículas e ampliação do atendimento do transporte escolar.
Outro destaque são as políticas adotadas para atender os alunos com deficiências. A gestão tem oferecido serviços de Apoio Pedagógico Especializado que caracterizam-se pelos recursos humanos e materiais que apoiam o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Entre os apoios especializados estão tradutor intérprete de Libras, auxiliar pedagógico especializado, atendimento educacional especializado oferecido em Sala de Recursos Multifuncionais, assistente de inclusão escolar, tutor estagiário de Pedagogia, além de uma equipe técnica responsável por acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos nas unidades de ensino.
Outro aspecto relevante, acontecido nesse período de vigência deste PME, foi a articulação com a Secretaria Municipal de Saúde para auxiliar na locomoção de alunos cadastrados no programa do Ministério da Saúde, além da promoção de encontro de pais, profissionais da educação e saúde, visando discutir melhorias na condição de atendimento às necessidades educacionais desses alunos.
Pacto
Também teve destaque a participação da Reme no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a realização de ações de formação com os professores, além de avaliações diagnósticas com o intuito de colaborar com as unidades escolares na promoção da alfabetização dos alunos dos anos iniciais até o 3º ano do ensino fundamental.
› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br