PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE MANEJO CLÍNICO E NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DA INFLUENZA

Publicado em 28/05/2019 Editoria: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Unidade de Resposta Rápida (URR), vai capacitar durante essa semana, médicos, enfermeiros e técnicos da Rede de Saúde da Capital quanto ao fluxo, manejo clínico e notificações da Influenza (gripe).  A primeira reunião de atualização aconteceu na manhã desta terça-feira (28).

A palestra da enfermeira Luciana Miziara aborda as principais dúvidas dos profissionais de saúde em relação a conduta para notificação compulsória e obrigatória da influenza.

Além disso, foram atualizadas as orientações de manejo e coleta de material biológico para envio ao laboratório de referência que realiza o diagnóstico da doença.

Outra preocupação abordada na palestra é a necessidade do profissional de saúde utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para a realizar o manejo clínico do paciente e a coleta do material.

A URR
Realiza atendimento aos profissionais de saúde da rede pública e particular para orientação, notificação, tratamento, exames e outras condutas referentes às doenças de notificação compulsória.

Influenza
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br