Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – realizado na região do bairro Vida Nova, eliminou mais de 1 mil depósitos potenciais criadouros do mosquito. A ação mobilizou cerca de 60 agentes de endemias, gerentes e supervisores da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e trabalhadores do PROINC.
Inicialmente, a previsão era de que os trabalhos seriam realizados durante o sábado e domingo, mas devido a má condição do tempo, a ação se restringiu a apenas um dia. No entanto, conforme o balanço da coordenadoria, os resultados foram positivos.
Foram aproximadamente 1 mil imóveis e depósitos inspecionados e mais de 60 focos do mosquito Aedes aegypti eliminados.
Mutirões
Nestas ações, os agentes realizam as vistorias em imóveis e terrenos baldios, além de atuar na remoção de materiais inservíveis e eliminação e identificação de depósitos e focos do mosquito Aedes aegypti. A cada semana a coordenadoria define um local estratégico visando a diminuição na incidência das doenças transmitidas pelo mosquito, em especial a dengue.
Dados epidemiológicos
De janeiro até o dia 23 de abril, foram notificados 24.054 casos de dengue no município, sendo 4.531 confirmados e seis óbitos. A série histórica e o boletim completo com dados de dengue, zika e chikungunya podem ser conferidos neste link. (http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/boletins-epidemiologicos-2019/).
› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br