Inaugurada há um ano, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), tem executado um trabalho de qualidade no monitoramento do funcionalismo público, apontando as prioridades que são executadas pela gestão, contribuindo com a transparência do serviço e ampliando os canais de contato com a comunidade e a valorização ao próximo.
A Ouvidoria Setorial da SAS é a primeira ouvidoria instituída pela rede de ouvidorias da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Neste período de funcionamento, entre agosto de 2021 até julho deste ano, já foram registrados 343 atendimentos, entre presenciais, telefônicos e digitais, neste período foram também oferecidas 205 informações e 138 manifestações.
O usuário que busca o canal tem sua demanda encaminhada para o setor responsável, que se encarrega de apresentar uma solução e dar um retorno ao solicitante. As demandas mais recorrentes são os atendimentos do CadUnico, dúvidas sobre programas sociais, críticas, além de sugestões e elogios.
Como muitas pessoas que recorrem à Ouvidoria chegam em situações de vulnerabilidade, a prioridade do serviço é ouvi-las com respeito, atendendo às demandas e indagações e oferecendo uma devolutiva ágil, uma das metas estabelecidas pela SAS, que desde a inauguração do serviço é criar pontes que aproximam o serviço da população.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, desde a inauguração, a Ouvidoria da SAS vem desempenhando um papel fundamental para uma integração humanizada junto à comunidade. “Desde a implantação, o nosso objetivo sempre foi otimizar as demandas apresentando uma solução, unindo esforços, realizando um trabalho com respeito e profissionalismo promovendo melhorias aos usuários e à população”, disse.
O ouvidor, Robson Batista Dias, fez um balanço desse primeiro ano do serviço. “Nesse um ano de implantação e execução dos serviços da Ouvidoria nós conseguimos um canal aberto e amplo com a população e recebemos ótimos feedbacks de pessoas que nos acessam. Conseguimos oferecer um espaço de acolhimento com o saldo positivo’’, afirmou.
O ouvidor também ressaltou que após a criação do canal, é possível mensurar os serviços e verificar onde existem as principais demandas e gargalos. Com isso a equipe consegue usar os dados como um catalisador, visando o aperfeiçoamento do trabalho.
Atendimentos
Para atendimentos presenciais, a Ouvidoria funciona no prédio Administrativo da SAS, na avenida Fernando Corrêa da Costa, s.n. (Próximo a passarela do Horto Florestal), os atendimentos também poderão ser realizados pelo telefone (67) 3314-4482 ramal 6007, ou pelo e-mail ouvidoria@sas.campogrande.ms.gov.br . Por meio do canal é possível realizar denúncias, sugestões, críticas, elogios e solicitações.
› FONTE: PMCG