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COM EXPANSÃO DE VAGAS EM ESCOLAS INTEGRAIS DA REME, PROFESSORES COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS

Publicado em 20/08/2022 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


A Prefeitura Municipal de Campo Grande expandiu, a partir de 2020, a oferta de vagas e as unidades escolares em tempo integral da Rede Municipal de Ensino (Reme). Desde então a Rede passou de duas para cinco escolas e a quantidade de alunos dobrou, chegando a quase 2 mil. Todos os avanços refletem diretamente na vida dos estudantes, das famílias e também no dia a dia dos educadores que atuam nas unidades.
 
Para continuar assegurando a qualidade das práticas pedagógicas, que envolve o desenvolvimento integral do aluno – inclusive nas artes, esportes e outras atividades curriculares -, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza o “I Encontro das Escola de Tempo Integral – Compartilhando experiências, ampliando saberes” com os profissionais da educação que atuam nas escolas em tempo integral.
 
No encontro, realizado na E.M. Professora Iracema Maria Vicente, no Rita Vieira, os professores e a equipe pedagógica das escolas compartilharam experiências, apresentaram projetos inovadores e participaram de oficinas, com foco na reflexão crítica da prática pedagógica e do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos atendidos nas unidades – educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano).
 
Todo o currículo, vivência e até a alimentação oferecida nas ETIs (escolas em tempo integral) é diferenciado e inclui além das aulas regulares, práticas esportivas e artísticas específicas. “O objetivo do encontro é fortalecer a prática dos professores, é um momento de diálogo e reflexão importante. As escolas integrais são diferenciadas, é onde o aluno passa o dia todo e não pode ser monótona, por isso são necessárias atividades diferenciadas e em todas as áreas”, disse a superintendente de Gestão das Políticas Educacionais (SUPED), Alcione Valadares.
 
O coordenador Fernando dos Santos, da E.M. Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Paulo Coelho Machado, explicou que um dos diferenciais da unidade é a “Acolhida Cultural”, realizada todas as sextas-feiras. “É no primeiro horário e os alunos participam, com poesia, leitura, música e dança. E isso impactou diretamente na presença deles, muitos faltavam e depois desse projeto tivemos uma resposta positiva, e a diminuição das faltas”.
 
Expansão
 
Desde 2017, a atual gestão já finalizou e entregou oito unidades escolares, oito Emeis e uma escola, nos bairros Tijuca (2017), Centenário, Noroeste e Paulo Coelho Machado – Varandas do Campo (2018), Vespasiano Martins, Nascente do Segredo (2019), Zé Pereira (2021) e Vila Nasser (2022), e a escola Maria Regina de Vasconcelos Galvão, no Parque Novo Século (2018). Além da criação de uma nova escola municipal no Bairro Coophavilla II (que até o ano passado era extensão da E.M. Dr. Eduardo Olímpio Machado).
A quantidade de alunos matriculados na Reme cresceu, por conta do aumento da oferta de vagas, com a inauguração de novas unidades e outras que foram municipalizadas a partir de 2019 – Nicolau Fragelli (São Francisco), Professor Carlos Henrique Schrader (Flamboyant), Advogado Demosthenes Martins (Otávio Pécora) e Professora Hilda de Souza Ferreira (Coophatralho).Com o compromisso da expansão de escolas que oferecem ensino em tempo integral, além da Escola Municipal Professor Hilda de Souza Ferreira, passaram a ser de tempo integral a Escola Municipal Kamé Adania (Nascente do Segredo) e Escola Municipal Professor Alcídio Pimentel (Vila Carvalho). Ou seja, três novas escolas com ensino em tempo integral na atual gestão – antes eram apenas duas unidades. Outra conquista foi a criação de duas novas escolas municipais de educação infantil em prédios alugados, uma no distrito de Anhanduí, que pela primeira vez passou a ter uma unidade escolar de ensino infantil, e outra no Santa Fé, a qual já existia, entretanto passou a ser administrada pela Semed.

 

Desde 2017 foram criadas 7.687 vagas na Rede Municipal de Educação (Reme) – para todas as etapas, incluindo EMEIs e escolas de ensino fundamental. Além disso, desde 2020 não existe mais lista de espera para as etapas obrigatórias, a partir de 4 e 5 anos, turmas oferecidas nas EMEIs e também nas nas escolas de educação infantil. Nos últimos cinco anos foram 14 novas unidades, entre novas (8), municipalizadas (4) e prédios alugados (2). Existe a previsão de concluir outras oito obras de novas escolas nos próximos três anos, totalizando 22 escolas de ensino fundamental e Emeis até 2024.
Em 2022 mais uma EMEI – na Vila Popular – deve ser concluída e entregue, e as obras de outras quatro EMEIs têm previsão de abertura de processo licitatório para a retomada e conclusão – nos bairros Jardim Inápolis, São Conrado, Oliveira III e Talismã. A retomada de obras demonstra o compromisso com a educação, aumentando o número de vagas na REME.

 

› FONTE: PMCG


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