CG Morena News

Seja bem vindo,

Cotação
RSS

FESTIVAL DE CULTURA INDÍGENA TRAZ GASTRONOMIA, ARTESANATO E CONCURSO MISS E MISTER CG

Publicado em 11/04/2022 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Por dois dias consecutivos, a Cidade Morena vai poder prestigiar a cultura, as artes, a beleza e história das populações e comunidades indígenas de Campo Grande. A Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas, promove entre os dias 18 e 19 de abril, o 1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande, com atrações na Praça Ari Coelho.

“Essa festa é em homenagem ao dia 19 de abril, quando se comemora o Dia dos Povos Originários. Em Campo Grande, existem 21 aldeias em seu território, sendo oito reconhecidas pela prefeitura, duas em fase de reassentamento e 11 em aglomerados. O festival vai trazer aos visitantes uma oportunidade imperdível de conhecer mais profundamente as raízes e a diversidade cultural genuinamente brasileira”, explica Amadeu Borges, subsecretário da SDHU.

Na segunda-feira, dia 18, o Festival tem a abertura a partir das 17h, com barracas em exposição de artesanatos, cerâmicas e utensílios étnicos como arco e flecha. O grande destaque estará voltado para a gastronomia de origem terena como Hihi, Yukui, Lapápê e Poreo. “Os nomes podem soar estranho já que estão no dialeto terena, mas não deixam de ser caldos, massas, bolos e até a famosa pamonha nesses quitutes. São produções gastronômicas raiz que levam mandioca e milho em seus componentes de base”, explica Nério Alberto Alfredo, coordenador de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas da SDHU.

Ainda no dia da abertura, o festival terá como atrações musicais o cantor Itamar Jorge (indío terena), o gaiteiro da Aldeia Urbana Marçal de Souza, Sebastião Claudinei e o DJ Peyo Kaxe Planalto.

Já no dia 19, será realizado o Concurso de Miss e Mister Indígena CG 2022. Além de apresentar a beleza da etnia indígena da Capital, o desfile tem como objetivo promover a cultura étnica, contribuições históricas e reconhecimento dos povos em nossa sociedade. Os candidatos vão se apresentar com dois trajes, um casual e outro étnico. Será permitido todo o tipo de acessório e maquiagem/pintura indígena, tanto facial quanto corporal, que serão avaliados por uma equipe de jurados composta por cinco pessoas.

No dia 19, o evento também tem início às 17h, com apresentação do desfile previsto para às 19h. Barracas e exposições também estarão em funcionamento nesse dia. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

Serviço

› FONTE: PMCG


sem comentários

Deixe o seu comentário