Com o objetivo de conscientizar os gestores públicos e responsáveis pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), promoveu um encontro para abordar a importância da atuação sistêmica para a administração, além de apresentar os Sistemas Administrativos de sua responsabilidade.
Presente na abertura do evento, o prefeito Marquinhos Trad destacou a relevância do tema e agradeceu aos parceiros que tornaram possível o debate.
“Discutir temas que tragam melhorias e avanços para o Município é primordial a todo gestor. Assim, gostaria de agradecer o Tribunal de Contas do Estado por nos apoiar e orientar sempre que solicitado, por meio de técnicos capacitados e experientes”, destacou o prefeito.
O controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves, ressaltou que a atuação sistêmica faz parte da rotina da CGM que atualmente é responsável por quatro importantes sistemas administrativos.
“A Controladoria-Geral do Município criou e regulamentou os sistemas de Controle Interno, Transparência Pública, Correição e Ouvidoria. Atuando de forma sistêmica e enxergando a Administração como um todo é possível identificar erros e falhas nos processos, corrigir, estabelecer estratégias, com o intuito de alcançar resultados positivos”, ressalta Luiz Afonso Gonçalves.
O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, também participou da abertura do evento, deixando uma mensagem aos gestores e servidores presentes.
“Atualmente o Conaci possui 62 membros, sendo um deles o Município de Campo Grande que vem se tornando cada vez mais presente e atuante em nossas discussões. Compartilhando boas práticas, é possível melhorar a atuação do controle interno e atingir as metas propostas pela Administração”, acrescentou o presidente do Conaci.
Primeiro palestrante do encontro, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio abordou o tema “A Atuação Sistêmica na Gestão Pública”. Eduardo Dionizio teceu um breve histórico e pontuou que ao longo dos anos, o Brasil evoluiu para um sistema de administração mais voltado à cidadania.
“Um sistema preocupado em devolver para o contribuinte uma política pública de qualidade na educação, saúde e infraestrutura, e isso tem sido possível porque a administração pública tem fortalecido o sistema de controle interno, com mais transparência em suas ações”, finalizou o diretor.
O Sistema de Controle Interno foi apresentado pela coordenadora-geral de Desenvolvimento do Sistema de Controle Interno da CGM, Gabriela Fonseca Alves. Já o Sistema de Transparência Pública foi abordado pelo Diretor-Geral de Transparência e Integridade, Arley Sandim.
A corregedora-geral do Município, Nancy Cabral, tratou do Sistema de Correição e por fim, o ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto, apresentou aos servidores presentes o Sistema de Ouvidoria.
Chefe da Assessoria Técnica e de Gestão Estratégica da CGM, a servidora Inês Vieira Costa também fez uma breve apresentação sobre a nova estrutura da Controladoria-Geral do Município e sua forma sistêmica de atuação.
Consultoria
Durante o evento, o controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves e a auditora-geral do Município, Janeth Queiroz, entregaram para o diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Luciano Martins, o relatório resultante do Serviço de Consultoria realizado pela CGM.
O trabalho de consultoria, teve o intuito de facilitar e auxiliar a Fundação no desenvolvimento e implementação dos instrumentos de gerenciamento de riscos e controles internos nos seus processos de trabalho.
› FONTE: PMCG