CG Morena News

Seja bem vindo,

Cotação
RSS

ARTES VISUAIS DOS QUATRO CANTOS DO PAÍS MARCAM PROGRAMAÇÃO DO “CAMPÃO CULTURAL”

Publicado em 19/11/2021 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Festival recebe artistas renomados, como Auá Mendes, VJ Suave, Mário Campioli, Gramaloka e Hyper, inova com mostras tecnológicas e uma programação que revela a pluralidade da cultura brasileira

Arte nos mínimos detalhes: a possibilidade dos olhos descansarem. Essa é a premissa das obras dos 21 artistas que assinam e imprimem seu DNA em pinturas, projeções e demais intervenções arte visuais que estarão à disposição da população campo-grandense durante o “Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania”, que acontece entre 22 de novembro e 05 de dezembro na capital sul-mato-grossense. O festival vai proporcionar uma rara conexão entre os artistas visuais de Mato Grosso do Sul com os de Minas Gerais, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro, proporcionando ao público do festival a oportunidade de ter contato com mostras tecnológicas e a pluralidade cultural brasileira por meio das artes visuais.

“O festival vai conectar artistas sul-mato-grossenses e de diversos estados em uma grande mostra. Além disso, esta é a primeira vez que teremos uma programação, na área de artes visuais, com mostras tecnológicas, como exposição imersiva que ativa aspectos sensoriais e mostras via mapping nas fachadas de alguns prédios históricos da cidade. A intenção é revelar as diversas possibilidades que temos de ‘sair da caixa’ e expor todo e qualquer trabalho artístico, ou seja, a criação artística está muito além do tradicional”, pontua Marilena Grolli, artista visual, curadora da Mostra Diversos.

Grolli ainda destaca na programação dois workshops que têm a finalidade de imersão entre público e artistas. “Isso reforça um dos objetivos da iniciativa, que é o Festival não ser apenas algo passageiro. A ideia é de que todos possam, literalmente, ‘entrar’ na obra”, completa.

Um dos workshops é com o artista, maquiador, produtor de efeitos especiais em maquiagem, escultor e fotógrafo com trajetória nacional e internacion al Mário Campioli (RJ) sobre a “Body Art”, ou arte do corpo, uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e/ou matéria para a realização dos trabalhos, associando-se frequentemente a happening e performance. Ele irá, de forma prática, ensinar técnicas deste processo artístico.

Já Natacha Figueiredo (MS) vai comandar o workshop sobre “Arte Digital”. O participante receberá um panorama do uso das ferramentas digitais no desenho e na pintura, como, por exemplo: o mapping. A ministrante é formada em Web design (UCDB), Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas Web (UCDB) e Arquitetura e Urbanismo (UFMS), e nessa ocasião irá disponibilizar seu conhecimento adquirido em 20 anos como animadora gráfica e artista visual.

Entre os artistas que compõe toda a programação, que vai desde exposição coletiva imersiva, cursos, até palestras e outras intervenções, a Capital também será palco de uma Live Paint com Gramaloka e Hyper (MG). Um collab entre os artistas visuais Gramaloka e Hyper fará com que Campão, não só presencie a construção de um graffiti em lateral de prédio no centro da cidade, mas também, e de forma crítica, a experiência de ver surgir uma obra que evidencia as etnografias e os povos originários locais esquecidos pela sociedade.

Outro duo de artistas que está entre os destaques no cenário é VJ Suave (SP). Ygor Marotta e Ceci Soloaga ministram a “Vivência Tagtool” no Armazém Cultural. Os artistas, junto aos participantes, vão criar desenhos e animações. Os integrantes vão vivenciar como é ser um artista digital, desde a criação e animação dos próprios personagens até a projeção em movimento.

Em consonância com o principal tema do “Campão Cultural”, a palestra “Transvisual” da artista visual Auá Mendes (AM), indígena transvestigênere manauara do Amazonas que utiliza suas obras como ferramenta de fala e política, do corpo marginalizado indígena, travesti e preta. “No meu trabalho eu penso trazer mais a existência dos corpos marginalizados como um elemento natural e não como uma existência necessária, pois hoje em dia estamos sempre nessa batalha sobre ocupar os espaços que são nossos. Eu quero que no futuro, essa obrigação de procurar o espaço de fala não seja mais necessária, pois estaremos nos espaços que são nossos”, afirma Auá Mendes. As obras da artista visual também estarão expostas durante a “Mostra Diversos”, juntamente aos demais artistas locais, disponíveis na “Galeria América Cardinal”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, durante todo o festival.

Campão Cultural / Artes Visuais

Programação

Exposição América Cardinal

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo, ua 26 de Agosto, 453. Centro

Live Paint com GRAMALOKA e HYPER (MG)

Local: 14 de Julho – Centro

Workshop Mural Arte Show

13h às 16h30

Local: Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira

Rua Terena. Loteamento Marçal de Souza

Workshop Mural Arte Show

13h às 16h30

Local: Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista

Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540 – Jardim Paulo Coelho Machado

 

Mapping nas fachadas do Armazém Cultural, Hotel Gaspar, Morada dos Baís com a coletiva de 10 artistas regionais, Auá Mendes (SP) e VJ Suave (SP)

Local: Centro da Cidade

Workshop Body Art

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo

Rua 26 de Agosto, 453 – Centro

Inscrições no link: https://forms.gle/4BqwuuiRYTXAL9DS7  

Vivência Tagtool no Armazém Cultural

VJ Suave (SP)

Projeção das animações criadas em tablets pelos participantes

Local: Esplanada Ferroviária

Av. Calógeras, 3143. Centro

Workshop Mural Arte Show

Local: Associação de Moradores do Bairro Santa Emília

Workshop Mural Arte Show

Local: Escola Estadual Padre João Greiler

Rua Macunaíma, 199. Conjunto Residencial Estrela do Sul

Workshop Mural Arte Show

Local: Escola Municipal de Educação Infantil Cordeirinhos de Jesus

Rua Armando Holanda, 246. Conjunto José Abrão

13h às 16h30

Workshop Mural Arte Show

Local: Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira

R. Armando Holanda, 318. Conjunto José Abrão

Suaveciclo

› FONTE: PMCG


sem comentários

Deixe o seu comentário