A importância de realizar exames preventivos para um diagnóstico precoce do câncer de mama tem sido o foco das palestras organizadas pelos 21 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em alusão ao Outubro Rosa. Em parceria com profissionais da saúde, os coordenadores das unidades estão realizando ações para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, servidores e comunidade.
No Cras Zé Pereira, 18 mulheres participaram do evento que contou com parceria da equipe de Enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr Jurandyr de Castro Coimbra”, que também destacou a importância de realizar o autoexame e compartilhar as informações com familiares. Segundo a coordenadora da unidade, Rita Elaine Bittencourt, ações que buscam conscientizar a comunidade quanto à importância de cuidar da saúde são frequentes.
“Sempre realizamos ações comunitárias em conformidade com as orientações técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que busca promover a comunicação e o protagonismo da comunidade, além de fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território”, explicou.
Durante a palestra também foram abordados temas sobre planejamento familiar.
Já no Cras “Alair Barbosa de Rezende”, nas Moreninhas, o evento aconteceu em parceria com a Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho e com a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini. “Prevenir é uma das melhores formas de lutar. Uma mulher informada é uma mulher prevenida”, ressaltou a subsecretária.
De acordo com o coordenador da unidade, João Henrique Lima Bezerra, a palestra foi uma oportunidade para as mulheres esclarecerem dúvidas sobre os locais e idade para fazer o exame preventivo. “Nosso objetivo foi compartilhar informações também sobre o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico”, pontuou.
Após o evento houve realização dos exames de testagem rápida para sífilis, HIV e hepatite e agendamento de preventivo e mamografia.
Já no Cras Aeroporto, a palestra foi realizada pela médica Luciana Cafure, da USF Aero Itália e por acadêmicos do curso de Medicina da Uniderp, que conversaram com idosos da comunidade sobre os diversos tipos de câncer.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada anualmente no mês de outubro. O movimento teve início em 1990 e tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.
› FONTE: PMCG