Após mais de quatro meses de duração, a campanha contra Influenza termina nesta segunda-feira (30) e a vacina estará disponível para a população em toda a rede de atenção básica à saúde. Até o momento, foram aplicadas 198.071 doses, o que corresponde a apenas 79,2% do público alvo.
De acordo com a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, o Município deveria atingir a meta de 90% de cobertura em cada um dos grupos prioritários, porém somente crianças entre seis meses e menores de seis anos e idosos atingiram esta marca.
Outros públicos como trabalhadores da saúde e da educação, que em anos anteriores sempre ultrapassavam o que era preconizado, sequer atingiram a meta, tendo uma cobertura de 87,7% e 65,45% respectivamente. Com esta baixa procura, desde o início do mês de julho a vacinação foi ampliada para a população em geral.
“Para se vacinar, quem tomou a vacina contra Covid-19, deve aguardar 14 dias e não ter nenhum sintoma gripal, mas o mais importante é que todo mundo acima de seis meses de idade busque a vacina”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Ele alerta para os benefícios da vacina, que protege contra três tipos diferentes do vírus da gripe. A doença pode ser tão perigosa quanto a Covid-19, uma vez que também é de fácil contágio, causa a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e pode levar à morte da mesma forma.
Pontos de vacinação
Para evitar aglomerações nas unidades de saúde e, principalmente, facilitar o fluxo de vacinação; desde o início da campanha foi estabelecido um cronograma, onde todas as unidades de saúde aplicam a vacina contra Influenza no período da manhã e à tarde são aquelas que não fazem Covid-19.
Confira os locais e horários de vacinação:
Das 7h30 às 10h45
Centro
Lagoa
Segredo
Imbirussu
Bandeira
Prosa
Anhanduizinho
Das 13h às 16h45
Centro
Lagoa
Segredo
Imbirussu
Bandeira
Prosa
Anhanduizinho
› FONTE: PMCG