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RECAPEADA, MARECHAL DEODORO TERÁ ASFALTO COM PADRÃO UTILIZADO EM RODOVIAS

Publicado em 28/05/2021 Editoria: Obras sem comentários Comente! Imprimir


A Avenida Marechal Deodoro começou a ser capeada nesta quinta-feira (27) na pista bairro-centro, perto do Terminal Aero Rancho. A pavimentação tem o mesmo padrão das rodovias federais, com asfalto polimerizado, mais resistente e de maior durabilidade. O polímero é um componente químico, semelhante a uma fibra, que é adicionado ao cimento asfáltico.

O mesmo asfalto foi usado na pista centro-bairro, onde o serviço está 80% concluído, falta apenas o trecho até o Terminal Bandeirantes, onde está programado trechos da drenagem prevista.

A utilização do asfalto polimerizado na pista bairro-centro, segundo os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, exigiu a reconstrução da pista, desde a terraplanagem e a base porquê o material antigo (aplicado há mais de 30 anos) já estava comprometido. Na pista centro-bairro, antigo trecho da BR-060, foi aproveitado a base feita com solo cimento adequada para o pavimemto com polímero.

Até o incio da próxima semana será feito 1 km de pista (entre o terminal Aero Rancho e a Avenida Panambi Verá), metade do trajeto que termina na rotatória com a Avenida Manoel da Costa Lima.

A Avenida Marechal Deodoro é um  braço do Corredor Sudoeste do transporte coletivo, ligação dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes com o Centro da cidade, com faixa exclusiva para os ônibus,  projetada para reduzir  o tempo de espera dos usuários.

O projeto prevê a implantação de 1,1 km de drenagem e a execução de 5,5 km de recapeamento, além da implantação de 4 estações de pré-embarque.

Está programado o recapeamento da Rua Urubupungá, última rua do Bairro Guanandi, que servirá de acesso à Marechal Deodoro para os veículos que vêm do Aero Rancho ou do Centro, pela Avenida Thyrson de Almeida.

Nesta quinta-feira foi iniciada uma alça de acesso para os veículos que sobem a Avenida Ezequiel Ferreira (que a partir deste trecho será mão única), entrarem na Rua Urubupungá.

O corredor

A partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima,  início do trecho em pista dupla, a faixa exclusiva de ônibus na Marechal Deodoro será implantada rente ao canteiro central. As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida  Panambi Vera e a Rua Guaraí; entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.

A Avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Gunter Hans, que até 1980 era o trecho urbano da BR-060, serve de linha divisória de duas regiões urbanas da cidade: Lagoa e Anhanduízinho, onde somente dois bairros; Aero Rancho e Coophavila 2, tem mais de  50 mil habitantes.

Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes-Brilhante, já foi feita as sinalizações horizontal e vertical, os semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das estações programadas para o trecho de 2,2 km. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados,  falta a instalação de 7 estação,  implantação de  mais 800 metros de drenagem na Rua Salim Maluf, que captará as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas, eliminando um ponto de alagamento na Rua Brilhante.

Outros corredores

A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte já está recapeada. O Corredor Norte, vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia. Está sendo feito um trecho de 146 metros de drenagem de uma rua transversal, a Eduardo Santos Pereira, para captar a enxurrada da Rio Grande do Sul que vai escoar pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.

Está sendo preparada a licitação da segunda etapa do Corredor Sul,  programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão, obra orçada em R$ 9,2 milhões. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.

Está em licitação o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rui Barbosa entre as avenidas Fernando Correa da Costa e a Avenida Mato Grosso. Serão investidos R$ 35 milhões no recapeamento da rua que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.

Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015.  São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte ), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.

Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos, com isto a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.

› FONTE: PMCG


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