A partir deste sábado (24), gestantes que não tenham comorbidades e puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias ou menos) também poderão se imunizar contra Influenza. Ao todo serão 29 unidades de saúde abertas para a vacinação exclusiva deste público, que se unirão às crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade.
A campanha de imunização contra Influenza, que é feita anualmente, este ano está correndo em paralelo com a vacinação que protege contra a Covid-19 e, por isso, tem o início da vacinação em um público diferente. “Normalmente são vacinados primeiros os idosos, mas como muitos deles ainda estão aguardando a segunda dose da vacina contra Covid-19, o Ministério da Saúde aconselhou a iniciar pelas crianças, gestantes e puérperas”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Funcionando a partir das 7h30, as unidades estarão abertas até 17h para iniciar a vacinação deste novo público. “Precisamos reforçar que essa vacina está disponível apenas para as gestantes que não tenham nenhuma comorbidade, porque aquelas que apresentam doenças pré-existentes devem priorizar a vacina contra Covid-19″, reforça o secretário.
Desde o início da campanha, no último dia 13, até o dia 17 de abril, 26.186 crianças de seis meses a menores de seis anos foram vacinadas. Isso representa uma cobertura de cerca de 40% do público-alvo, considerando que a população estimada dessa faixa-etária é de 65.568 pessoas.
A procura registrada até o momento é considerada satisfatória, tendo, inclusive, superado toda a primeira etapa do ano passado. Em 2020, foram vacinadas 18.830 crianças de seis meses a menores de seis anos até o dia 23 de março a 22 de maio.
Onde vacinar?
Das 7h30 às 17h
Prosa
Imbirussu
Anhanduizinho
Lagoa
Segredo
Bandeira
› FONTE: PMCG