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Em um mês de aulas remotas, alunos da REE contaram com iniciativas criativas e novas plataformas de estudo

Publicado em 26/04/2020 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


O mês de março foi marcado pela chegada do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul e a mudança na rotina da população em todo o Estado. Nas 352 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino (REE) não foi diferente e, desde o dia 23.03, os 210 mil estudantes passaram a ser atendidos de forma “não presencial”, com a adoção das Aulas Remotas Vinculantes realizadas por meio de plataformas e com o auxílio de recursos como aplicativo de mensagens e canais voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais.

Na última quinta-feira (23.04) foi completado um mês de atividades nesse formato e o balanço numérico mostrou que a alternativa já apresenta importantes resultados. Um levantamento realizado pela equipe da Secretaria de Estado de Educação (SED), nestes primeiros dias, constatou que 47% dos estudantes foram atendidos – apenas – por meio dos recursos tecnológicos e outros 44%, que possuem conectividade, fizeram o uso de materiais impressos para complementação. Por fim, 7% foram atendidos somente com materiais impressos e 2% não foram atendidos.

O saldo é de que, ao todo, foram mais de 90% dos estudantes atendidos – de forma integral ou parcial – com o uso de ferramentas tecnológicas e o destaque ficou para o uso da Plataforma Protagonismo Digital, responsável por levar diversos instrumentos para que professores e estudantes mantivessem o contato durante a suspensão das atividades presenciais. Com isso, foram criadas verdadeiras turmas virtuais para o envio e recebimento dos conteúdos, diariamente, formulados pelos docentes que também passaram a trabalhar de casa.

Com a suspensão das atividades presenciais, site de EE da Capital se tornou fundamental para o compartilhamento de conteúdos das aulas.

Outro ponto, durante este primeiro mês de aulas não presenciais, foi a inovação das escolas, que adotaram medidas criativas para compartilhar os conteúdos e para acompanhar o desenvolvimento das atividades. Gestores de diversas escolas trabalharam para criar sites com o uso de ferramentas dinâmicas como o WordPress e verdadeiros portais de conteúdo com domínio privados e repletos de recursos multimídia para os estudantes. Para o atendimento de casos pontuais e dúvidas, a alternativa foram os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhastApp.

O movimento mais significativo deste período ficou para este final de abril, com o lançamento de uma parceria do Governo do Estado com a Google Inc., no último dia 22.04, que possibilitou a criação de 230 mil contas de e-mail para uso da plataforma Google Classroom, que faz parte do serviço Google for Education, uma iniciativa que visa levar – por meio dos recursos tecnológicos – todo o pacote de aplicativos da empresa para a criação de ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

Para os estudantes sem acesso à internet ou com baixa conectividade, a alternativa foi em busca da praticidade. As escolas da REE passaram a fornecer materiais impressos que ficaram à disposição de alunos, pais e responsáveis para retirada na própria unidade escolar.

Escolas seguiram funcionando

Mesmo com as atividades presenciais suspensas, unidades escolares seguiram funcionando para atender a comunidade.

Desde o início do período de suspensão das aulas presenciais, as unidades de ensino da Rede Estadual passaram a operar de forma escalonada, reduzindo – assim – o fluxo de pessoas ao mesmo tempo nas dependências das escolas. A medida foi uma das iniciativas adotadas para combater o avanço da Covid-19 e resultou, ainda, na mudança de rotina de milhares de professores em todo o MS, que passaram a atuar (quando possível) no regime de teletrabalho.

Essa organização também auxiliou no processo de distribuição dos kits de alimentação escolar, que passaram a ser distribuídos para as famílias no decorrer deste mês. Com as logísticas elaboradas pelos próprios gestores, e orientação da equipe da SED, os kits são montados nas unidades de ensino e ficam à espera dos pais/responsáveis que, por sua vez, entram em contato com os diretores, diretores adjuntos e coordenadores para agendar a retirada em horários alternados, sempre conforme acordado junto às escolas.

Reunião realizada por aplicativo, com a secretária Cecilia Motta, para orientações aos gestores escolares.

Monitoramento das ações

A fim de acompanhar todo o fluxo de trabalho e atender possíveis dúvidas, a SED iniciou também uma série de reuniões virtuais com gestores, por meio de aplicativos como o Webex Meetings e lives feitas pelo próprio canal da pasta no YouTube (SED/MS), com esclarecimentos e orientações sobre procedimentos e novidades para as escolas neste primeiro mês de aulas remotas.

Os grupos nos aplicativos de mensagens também se mostraram importantes ferramentas, reorganizados para que todos os gestores estejam em contato com as assessorias, coordenadorias, superintendências e gabinete da Secretaria.

› FONTE: Portal do MS


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