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FUNSAT SUSPENDE ATENDIMENTO E ORIENTA TRABALHADORES USAREM PLATAFORMAS DIGITAIS

Publicado em 22/03/2020 Editoria: Trabalho sem comentários Comente! Imprimir


Considerando o decreto municipal Decreto n. 14.189, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública. A Fundação Social do Trabalho suspende atendimento ao público. Ficará à disposição as plataformas digitais conforme texto abaixo.

Os setores administrativos estarão em funcionamento interno com quadro de funcionários reduzidos, está disponível o telefone da Funsat em funcionamento das 8 ao meio dia de segunda a sexta-feira e as redes sociais para os trabalhadores sanar dúvidas.

De acordo com o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, a agência atende mais 400 trabalhadores por dia. “Mesmo limitando o atendimento em 80 senhas para atendimento estávamos realizando quase 400 atendimentos, nossa linha de frente da Funsat, também tem famílias e estão preocupados com todas as famílias nesse momento de pandemia, por isso suspendemos o atendimento lembrando que podemos retornar a qualquer momento”, explicou.

Plataformas digitais da Funsat

A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico.

Como baixar o App

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

A próxima tela são os informes, que aparecem em seguida, apresentando uma tela com quatro opções: Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes. Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil precisará apenas colocar essa senha (será a mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”.

É necessário ler a política de privacidade, concordar e aceitar. Em seguida, será necessário digitar o CPF, a senha e clicar novamente em “Entrar”. Quem não tiver senha ainda, precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se”.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento -se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo mobile. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS, para auxílio.

Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Algumas unidades de atendimento de emissão de CTPS requerem agendamento prévio. Para verificar se o posto de sua preferência tem essa obrigatoriedade, o trabalhador pode entrar no link http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento.

Essa solicitação também pode ser feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço é o https://precadastroctps.trabalho.gov.br.  Mais informações sobre a Carteira de Trabalho Digital estão disponíveis em https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/ ‎.

O com o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, frisou que o aplicativo da Carteira de trabalho tem a funcionalidade do Seguro Desemprego. “Os usuários realizam todo o procedimento pelo aplicativo da Carteira de Trabalho além de dar entrada também no seguro-desemprego”.

Para os casos de Seguro Desemprego com ata judicial o prazo para dar entrada  é de 120 dias. O seguro desemprego doméstico o prazo é de 90 dias.

Consultar vagas – Aplicativo Sine Fácil 

O “Sine Fácil” é um aplicativo móvel    desenvolvido pela Dataprev  com o objetivo  de facilitar a busca de vaga de emprego  de acordo com o perfil do trabalhador, de forma  prática e rápida.  Com esta ferramenta o trabalhador poderá agendar entrevista com o empregador, acompanhar  a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse.

Para baixar o Sine Fácil gratuitamente, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular. No momento, o aplicativo só está disponível para aparelhos com Android. Acesse a Play Store e pesquise pelo aplicativo “Sine Fácil”.

Depois, basta proceder ao processo de instalação. Na generalidade dos sistemas, basta clicar em “Instalar” e aguardar a conclusão do download do aplicativo e instalação da aplicação.

Após conclusão da instalação que demora apenas alguns segundos, clique no ícone do programa presente na sua lista de aplicativos para iniciar o Sine Fácil.

Pronto, agora é só utilizar o QR Code e seguir as instruções para acesso aos serviços disponíveis.

Para mais informações sobre os serviços da Funsat e aplicativos as redes sociais com o nome “Fundação Social do Trabalho”, Funsat,  estará à disposição para sanar dúvidas.

O Telefone fixo da Funsat (67) 4042 0585 está à disposição de segunda a sexta-feira das 8h às 12h.

O telefone celular que estará atendendo para sanar dúvidas fora o horário de expediente é o número (67) 98402 6573

› FONTE: PMCG


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