A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul prestou uma bela homenagem às mulheres na manhã desta sexta-feira, durante a abertura da exposição “Dó – Ré – MIS: Mulheres cantoras de MS”. Diversos talentos femininos da música sul-mato-grossense estiveram presentes no Museu da Imagem e do Som, elas deram uma palhinha para quem esteve presente para prestigiar o evento.
A sanfoneira Jakeline, a gaiteira Manu e a cantora Ilza Nogueira se apresentaram com a música raiz de fronteira, e o maestro Eduardo Martinelli trouxe músicos convidados para homenagear as mulheres presentes. E, é claro, a maior homenageada desta manhã foi a primeira dupla feminina do Estado, as irmãs Beth e Betinha, que cantaram sucessos como “Beijinho Doce” e “Boneca Cobiçada”, levando o público às lágrimas.
O público presente pôde conferir a exibição do vídeo “Beth e Betinha”, de Marinete Pinheiro, que narra a história da dupla em atividade há mais de 50 anos. No documentário de 18 minutos a cineasta conduz uma entrevista que explora as memórias da carreira da dupla contada por elas mesmas, as dificuldades do início da carreira e as atuais. ‘Causos’ engraçados, histórias de composições, shows e apresentações são abordadas pela dupla no filme que sintetiza com um olhar criativo e artístico a história da dupla Beth e Betinha.
A coordenadora do MIS e cineasta Marinete Pinheiro, contou que as gravações para o curta-metragem fez com que a dupla registrasse suas músicas em uma gravadora. “O filme acabou sendo um processo maior, que envolveu não só as filmagens, mas acabou trazendo outras coisas. “A gente sabe o desafio que é ser artista, a música suaviza e dá alegria ao nosso dia-a-dia. É muito difícil o museu ficar sem fazer uma homenagem às mulheres nesse dia”.
Depois da exibição do filme e das atrações musicais, a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, parabenizou a todas as mulheres que prestigiaram o evento e promoveram um encontro de gerações. “Depois desse banho de talento, de música, parabenizo essas mulheres maravilhosas, esse encontro de gerações. Gostaria de agradecer à equipe do MIS e do Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura pela realização deste evento e por reverenciar nossas musicistas. Hoje a gente ainda tem tantas barreiras para vencer, imagina naquela época. É emocionante a gente ver toda a luta, a garra de vocês. Nos espelhamos em vocês, mulheres maravilhosas. O que estiver ao nosso alcance para fazer pela cultura de Mato Grosso do Sul, contem comigo. Vamos continuar acreditando, trabalhando e ido em frente. Parabéns a todas as mulheres”.
As escolhidas para representar as mulheres musicistas homenageadas, Beth e Betinha, disseram que a homenagem é uma recompensa ao trabalho da dupla. “A gente se emociona muito, sempre. Quando começamos, a mulher não podia ser cantora, se não, não prestava. Só podia depender de cozinha, fogão e tanque. Nosso pai colocou uma irmã bem mais velha para acompanhar a gente, para a gente poder seguir carreira. Se estamos aqui hoje é graças à confiança de nosso pai”.
A exposição “Mulheres Cantoras de MS – Dó – Ré – MIS Mulheres” fica aberta ao público até o dia 9 de maio, no Museu da Imagem e do Som. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, com entrada franca. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.
› FONTE: Portal do MS