Com ênfase na humanização da pena, familiares de custodiados da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) aproveitam um novo espaço de apoio durante os dias de visitas. Com uma área de 150 metros quadrados, quatro banheiros e portas de entrada adaptadas para cadeirantes oferecem mais conforto e amparo para abrigar os visitantes, que muitas vezes, vêm de outros municípios ou Estados.
A obra foi executada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Inaugurada na segunda semana de dezembro, a construção do espaço contou com um investimento aproximado de R$ 40 mil, com recursos próprios.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, essa iniciativa demonstra o comprometimento da instituição em apoiar e aproximar os familiares dos internos. “Esse contato com a família é essencial no processo de recuperação e reinserção social dos custodiados”, ressaltou o dirigente.
O novo local adequado aos familiares é uma melhoria de extrema relevância, na opinião do promotor Juliano Albuquerque. “Inclusive porque muitos vêm de longe, e acabavam ficando aos arredores da portaria e agora terão um lugar próprio. Tudo que for para melhorar o aspecto humano durante o cumprimento de pena é o nosso objetivo”, disse durante a solenidade de inauguração.
Dentre as melhorias estão a construção de dois banheiros e reforma dos outros dois que já existiam; acessibilidade aos portadores de deficiência física; calçamento de 10 metros de área; confecção de bancos de concreto em toda a cobertura; instalação de pontos de água e energia para atender, principalmente, os visitantes que precisam montar barracas e pousarem no local.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) de Dourados, Alexandre Mantovani, destacou que essa área de apoio ao visitante reforça a dignidade da pessoa humana para a família desses apenados durante as visitas.
Na oportunidade, também foi inaugurado novo setor de videomonitoramento da penitenciária, com instalação de câmeras de alta performance e alcance do modelo speed domes, além de seis câmeras e uma televisão de 55 polegadas para aprimorar o sistema de vigilância já existente. O novo sistema foi implantado em uma sala exclusiva, construída com 36 metros quadrados para proporcionar maior segurança no setor, já que antes o acompanhamento era feito na sala do chefe de equipe.
Conforme o diretor da PED, Antônio José dos Santos, as melhorias tanto do sistema de monitoramento quanto da construção da nova área de apoio aos familiares totalizaram cerca de R$ 150 mil em investimentos. “Nossa intenção agora é ampliar a sala de videoaudiências para atender melhor as demandas e reformar a padaria da unidade penal”, informou.
› FONTE: Portal do MS