Na manhã desta terça-feira (30) foi realizada solenidade de adesão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ao programa “Integrado Intersetorial de Colaborador Voluntário”, ligado à Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande. O evento aconteceu no auditório da reitoria do campus da Capital e contou com a presença de servidores da instituição, da superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo da SESAU e servidores da coordenadoria.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destacou a importância de ações integradas e o potencial da instituição enquanto agente propagador e auxiliar na difusão de informações pertinentes a prevenção e promoção da saúde. Somente o campus de Campo Grande concentra mais de 11 mil acadêmicos.
“Nós precisamos da união de todos para que tenhamos sucesso em nossas ações. No combate a dengue, em especial, a conscientização representa uma parcela significativa para que tenhamos êxito ou não. Portanto, despertar esse interesse, realizar ações integradas e potencializá-las é extremamente importante”, disse.
A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, agradeceu a parceria e reforçou que a instituição está aberta a proposta de expansão para os demais campus espalhados por nove municípios de Mato Grosso do Sul.
“A ideia é multiplicarmos a figura dos colaboradores tendo assim maior probabilidade de sucesso no controle destas doenças”, disse. Neste primeiro momento, 40 servidores do campus de Campo Grande foram capacitados para atuarem como colaboradores voluntários.
Colaborador Voluntário
› FONTE: http://www.campogrande.ms.gov.br